O chamado missionário
O chamado para fazer missões pode acontecer a qualquer momento da vida. Deus toca na pessoa e o calor para evangelizar começa flamejar cada vez mais forte no coração do crente. Digo isso porque aconteceu comigo há três anos, a vontade de levar o Evangelho a todas as pessoas que vivem na escuridão, tomou conta do meu interior e de minha esposa, e deixamos tudo para fazer Missões, acho que o nosso grande erro foi esse, não estou dizendo que Deus não pode suprir todas as nossas necessidades, mas acho que precipitamos em se entregar sem um planejamento e uma constante oração a Deus para nos mostrar o momento certo de se preparar para a obra Missionária.
A pessoa que sentiu o chamado de Deus para Missões, muitas vezes se atira com tudo na ânsia de Evangelizar a qualquer custo, deixando muitas vezes a razão de lado e seguindo sua intuição e logo que aparece o primeiro obstáculo, se frustra e muitos desistem no meio do caminho. Isso ocorre em primeiro lugar porque não houve uma real entrega às orações a Deus sobre o momento certo para se preparar para Missões, e em segundo lugar é a questão financeira, na qual  será uma grande pedra de tropeço para a maioria dos crentes chamados para Missões, na qual, a falta de um planejamento de suas metas no Evangelismo tornará sua vida missionária mais difícil e cheia de incertezas. Não que não possa depender somente de Deus, o que requer muita fé e confiança, é que o planejamento de seu ministério em Missões te ajudará a enfrentar com mais firmeza as dificuldades que certamente irão aparecer durante o preparo no Seminário Teológico e no campo de Evangelização.
 Outra dificuldade que o Missionário enfrenta é o apoio da igreja e dos membros que não veem missões como prioridade no serviço ministerial, deixando missões em terceiro ou quarto lugar e não sobra dinheiro para investir no Missionário. A pessoa que sentiu o chamado se vê sem apoio da igreja e muita das vezes dos próprios membros que fecham os olhos para missões. Mas isso é uma questão cultural que foi imposta em nossas igrejas por Pastores que não via e ainda não veem Missões como algo importante para propagar o Reino de Deus, esquecendo muitas vezes que se não fosse as ações dos Missionários, ele talvez não fosse evangelizado e não conheceria a graça de ser salvo.
O missionário desde que é chamado, enfrentará uma infinidade de obstáculos, mas a persistência é a identidade do verdadeiro Evangelista Missionário. Neste artigo darei algumas dicas pra você que sentiu o chamado e não sabe o que fazer e como proceder diante de sua igreja e irmãos e família.
Em primeiro lugar, seja um crente de oração, ore a Deus para lhe mostrar qual caminho seguir para atingir seus objetivos. Só Deus abre as portas para que seja um Evangelizador de sucesso, que consiga atingir o coração do maior número de pessoas incrédulas possível peça a Ele discernimento e persevere na oração.
Segundo lugar, seja um evangelizador, seja na sua igreja ou sua cidade, bairro, serviço e etc. Demonstre que você é um evangelizador nato, que fala do Evangelho a todos que lhe derem a chance de serem evangelizado, deixe a vergonha e o medo de lado, já que quando estiver no campo você terá que falar do Evangelho sem titubear. Mostre a sua família que realmente você recebeu o chamado, eles irão impor obstáculos no começo, mas quando eles verem seu empenho, sua família será o alicerce principais para o seu sucesso como Missionário. Quando eu estava no seminário, me preparando para missões, eu tinha um conselheiro abençoado chamado Emir, homem já bem experiente, que se entregou a Missões desde jovem, juntamente com sua esposa Maria. Ele sempre falava que o verdadeiro missionário é aquele que começa a evangelizar onde está, seja na igreja, casa, bairro ou trabalho. Porque se não Evangeliza onde reside, terá muita dificuldade quando estiver no campo falando da palavra de Deus aos incrédulos. Por isso comesse já a evangelizar, e que isto se refletirá em sua vida.
Em terceiro lugar, finanças. O Missionário irá enfrentar uma grande batalha quando se apresentar a igreja para conseguir o apoio financeiro para se preparar no Seminário Teológico e se manter no campo. Muitas igrejas não vêm com bons olhos investir em um crente que sentiu o chamado, pode ser por desconfiança, medo de não ter retorno, ou porque não tem missões como prioridade em sua grade ministerial. Não desista, mostre seus objetivos, qual será o povo que esta priorizando para Evangelizar, tenha um plano e seja persistente. Eles verão que você realmente tem objetivos traçados, e a chance deles te manter aumentarão. Mas se tudo que fez não deu resultado, não desanime, corra atrás de outras igrejas mostrando a eles o quanto está disposto a levar o Evangelho, e logo aparecerão pessoas e igrejas que irão te ajudar, porque sentiu firmeza e confiança em você.
Quarto lugar, onde se preparar. Paulo, um Missionário abençoado, e que foi um dos mais atuantes da Bíblia, teve que se preparar durante três anos antes de começar sua Missão de Evangelista. Hoje existem vários Seminários Teológicos que pode prepará-lo para Evangelizar. A escolha dependerá de qual povo você quer levar a palavra de Deus. Quando eu fui escolher qual seminário estudar, eu tinha duas opções, a primeira era o Seminário Teológico Palavra da Vida que se localiza em Atibaia–SP, um local muito requisitado pelos obreiros que querem ter um estudo teológico profundo, dando respaldo para várias matérias que te fará um ótimo evangelista. Lá tem estudo para Pastores, Missionários, obreiros e vários outros cursos, acesse o link e veja : Palavra da vida.
A segunda opção foi o Instituto Bíblico Peniel localizado em Jacutinga-Mg, voltado exclusivamente para o preparo em Evangelizar Tribos Indígenas, foi a minha escolha. Um local simples e arborizado, zona rural, onde moram e trabalham pessoas tementes a Deus, que prepara o aluno para circunstâncias reais na selva, dando um ótimo estudo Teológico, e uma das principais características do Seminário Peniel é o trabalho do caráter do Cristão, aperfeiçoando para enfrentar o mundo corruptível que irá a vir enfrentar no futuro.
  O curso tem duração de três anos em Peniel e mais um ano e meio em Shekiná, Mato Grosso do sul, onde se ensina a realidade das tribos indígenas na selva com os índios. Eu recomendo, até porque estudei lá e sei que é um lugar abençoado por Deus. Agora se você tem algum outro seminário em vista, faça, mas não se esqueça de sempre estar em constante oração a Deus para lhe dar forças e perseveranças para levar o Evangelho aos aflitos.  Clique neste link e veja o Institudo Bíblico Peniel Seminário Teológico Peniel e Shekiná
Vou me despedindo aqui, e que estas dicas sejam de bom aproveito para você que sentiu o chamado para Evangelizar, ou para você que queira ajudar e por algum motivo não pode sair para os campos Evangelizando, faça sua parte ajudando um Missionário que conheça ou que esta necessitado de ajuda, fazendo isso você esta cooperando a favor da Obra redentora de Jesus Cristo Nosso Salvador e ore pra que Deus mande mais obreiros para Evangelizar porque a seara é grande mais os trabalhadores são poucos (Mateus 9:37).
Próxima semana, eu darei mais dicas para Missões, que Deus abençoe a todos em Nome de Jesus. Amém
Medite estes textos: João 4:35; (Lucas 9:23-27. 62; 10:1-24).
Benedito Inácio Neto

Leave a Reply

Comentem á vontade!
Comentários imorais serão excluídos, pois este blog é dedicado a PALAVRA DE DEUS