"Este é o significado da parábola: a semente é a Palavra de Deus." (Lc 8.11)
"O semeador semeia a Palavra" (Mc 4.14)
Outro princípio transmitido na Parábola do Semeador é que o semeador semeia a semente. Citar isso pode parecer algo irrelevante, devido a obviedade. Entretanto, quando observamos o cenário cristão (principalmente no Brasil), constatamos a escassez da pregação genuína da Palavra; trazendo para o nosso texto: a falta de semear a preciosa semente. Diversas igrejas "plantadas" acabam dando "frutos estranhos" ou se tornando "infrutíferas", decorrente da semeadura inapropriada.
A Bíblia mostra que existem "sementes" que podem ser semeadas, mas que não são a semente do Evangelho:
"...semeiam o mal..." (Jó 4.8)
"...semeia contendas entre irmãos." (Pv 6.19)
"...semeiam ventos..." (Os 8.7)
O uso de "semente espúria" as vezes se dá por má fé, mas muitas outras por falta de preparo do semeador (missionário, pregador, obreiro). Um dos objetivos do Preparando Missionários é alertar os irmãos para isso e fornecer ferramentas de auxílio aos que almejam engajar-se (ou que já estejam) na Obra de Deus.
É preciso ter a consciência dos graves efeitos que o semear de forma errada pode causar:
"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento..." (Os 4.6a)
"Não havendo Profecia, o povo se corrompe..." (Pv 29.18a)
Lembre-se que a maior profecia de todas é a Palavra de Deus. A Palavra santifica (Jo 17.17), ilumina (Sl 119.105), limpa (Jo 15.3), vivifica (Sl 119.25), gera fé (Rm 10.17), faz crescer e frutificar (Mc 4.8), nos aprova diante de Deus:
"Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da Verdade." (2Tm 2.15)
Jesus Cristo advertiu quanto ao estudo da Palavra de Deus:
"Estudem cuidadosamente as Escrituras, [...] nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito." (Jo 5.39)
Portanto, se queremos obter êxito como pregadores e/ou missionários, temos que ler, estudar, meditar e semear a preciosa semente.

