
Por: José Iran Filho
Paz irmãos, amanhã (Dia 26/03) é Páscoa, onde nos lembraremos da morte e ressurreição de Jesus. E como todo missionário tem no seu DNA o desejo incessante por missões, vamos mostrar qual a melhor maneira de se evangelizar na Páscoa.
O verdadeiro significado da Páscoa:
Gostaria de avisar, especialmente para pessoas que ensinam crianças. que JAMAIS, isto mesmo, JAMAIS mostrem falem ligue qualquer coisa que você fizer na sua igreja á ovos de chocolate, coelhos da páscoa ou coisas do tipo (Por que a missão das igrejas hoje com relação ás crianças é mostrar o verdadeiro sentido da páscoa). Mas qual o verdadeiro significado da páscoa? é o que veremos agora:
A Páscoa, como é comemorada pelo mundo, não nos traz qualquer beneficio, mas quando entendemos que nossa Páscoa é Cristo, então chega a hora de tiramos das reflexões e práticas correlatas, muitas importantes lições.
Primeiramente aprendemos que se Cristo é a nossa Páscoa, não faz sentido a comemorarmos com ovos e nem coelhinhos, tampouco com sacrifico de animais, mas através do sacramento ordenado por nosso Senhor Jesus Cristo, a Ceia do Senhor.
"E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus e, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus e, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós”.(LC 22: 15- 20).
Neste episódio, ocorrido pouco antes da prisão e morte de Jesus, Ele introduz naturalmente a Ceia como substituta da festa pascoal do Antigo Testamento. Se observarmos, está evidente que o Senhor não terminou a refeição pascoal antes de instituir a Ceia. O pão que era comido como cordeiro na páscoa foi consagrado para um novo uso pelo Senhor e o terceiro cálice, que era chamado de cálice da bênção, foi usado como segundo elemento na ceia. Desta forma percebemos que a Páscoa foi trocada por Jesus pela Ceia.
Depois desta simples exposição sobre a Páscoa, procure pensar no real significado desta festa para nós; aplicando as lições que este tema sugere na sua vida, para que você goze do privilégio da genuína libertação por meio de Cristo, nosso Cordeiro Pascoal (Êxodo 12:2-13). (Edmarcos - 2008)." (Adquirido do site IEADBC)
Como Evangelizar Biblicamente na páscoa:
Só lembrando que ensinaremos técnicas de chamar a atenção dessas classes de pessoas para elas prestarem atenção e entenderem, de acordo com a Bíblia, que a páscoa é época de lembrarmos que Jesus morreu na cruz (E nisto é criada uma ótima oportunidade de evangelismo)
Para Crianças:
As crianças, hoje em dia, são muito agredidas neste período pelo comércio. Pois colocam na cabeça delas que a páscoa é relacionada a ovos, coelhos e muitas outras coisas, menos a Jesus Cristo.
Veja duas dicas que criamos para mostrar a eles sobre a páscoa:
Dica 1: Histórias Bíblicas Ilustradas:
Ensinando a eles sobre a Morte de Jesus (que foi uma coisa triste, por que ele teve que morrer para nos salvar do pecado) e sobre a ressuceição dele, as crianças irão entender melhor e começar a seguir a Jesus.
Aqui embaixo mostraremos desenhos coloridos sobre a vida, morte e ressureição(Clique na imagem para ampliar, e clique em salvar página como para salvar):
Gostou dessas fotos? Agora vamos para as partes evangelísticas, fale as crianças que Jesus morreu para que elas pudessem viver, que todo mundo nasceu culpado por que Adão e Eva desobedeceram a Deus e para te ajudar, essas duas Imagens irão te ajudar a saber se eles querem seguir Jesus (Clique na imagem para ampliar, e clique em salvar página como para salvar):
Para Adolescentes:
Adolescentes gostam de coisas que chamem atenção, por isso preparamos essa dinâmica para você ensinar a adolescentes sobre a páscoa (Também pode se usar para Pequenos Grupos):
Para Jovens e Adolescentes:
Os jovens gostam de novidades. Por isso temos duas ótimas dicas para se fazer em um culto jovem ou EBD:
Teatro (para culto Jovem):
Vocês podem planejar um Teatro falando sobre a Vida de Jesus. Que ele era uma ótima pessoa, ajudava o próximo e ensinava a verdade. Depois você pode falar da crucificação e da ressurreição dele.
(Nos desculpem se não temos monólogos para vocês, mas nosso ministério trabalha não trabalha com teatro)
OBS.: Lembrem-se que deve ser evangelístico o teatro
Para Adultos:
Os adultos já tem uma mente diferente dos jovens e adolescentes, então sugerimos que façam um culto em comemoração a páscoa ensinando sobre o real sentido dela.
Bom pessoal, esse foi nosso estudo. Até a próxima!



