Jonas um missionário abençoado

Texto Bíblico: livro de Jonas capítulos de 1 a 4
 
Jonas, um missionário abençoado por Deus, que teve uma das missões mais difíceis da Bíblia, converter Nínive. Um povo idólatra, cruel e que a sua maldade havia chegado até Deus (Jonas 1:2). Jonas quando recebe o chamado se vê aflito e então foge da presença do Senhor. Quantas vezes o Senhor chamou você e sua atitude foi igual à de Jonas, fugir do compromisso que Deus colocou pra sua vida com Ele, mas as consequências são desastrosas quando colocamos a direção de nossas vidas da nossa maneira e não na maneira que Deus, tudo começa a dar errado, ficamos sem direção assim como Jonas que fugiu para não fazer a vontade de Deus, mas quando Deus escolhe, não adianta fugir, Ele esta em todos os lugares, conhece tudo e sabe todas as coisas.
Jonas foge pra Társis (Jn. 1:3), direção completamente oposta a de Nínive, e Deus manda uma tempestade terrível sobre a embarcação em que ele esta, e todos a bordo ficam desesperados, a atiram tudo para o mar com intuito de que a embarcação não afunde e matando todos, então cada um começa a rogar a seu deus, enquanto Jonas fica no porão do navio dormindo. O que Jonas estava sentido era uma depressão profunda, devido à distância de Deus, longe Dele sua vida estava vazia, e seus sentimentos mais profundos se afloraram, então ele dorme ao meio a tempestade. Isso acontece também com quem tenta fugir de Deus e dos compromissos que Ele delegou.
 A tentativa de fugir dos propósitos de Deus faz com que a vida fique amargurada e a consequência será o de um sentimento vazio, depressivo prejudicando por completo a vida. Até que o chefe do navio chegou até Jonas e disse: porque dorme com toda esta tempestade acontecendo em sua volta? Clame a seu Deus para que tenha pena de nós. (Jn 1:6). Às vezes é preciso que alguém chegue até nós e abra nossos olhos para os problemas em nossa volta, somos como candeia, luz na escuridão, assim como Jonas a tripulação sabia que Jonas tinha um Deus poderoso, na qual poderia salvá-los da morte. As pessoas que estão nos observando a todo o momento, e sabem o que acontece conosco, se temos um Deus forte elas sabem, se estamos fazendo algo de errado, ela sabem, nos observam, porque somos luzes na escuridão, então faça tudo conforme Deus quer, para que sejamos exemplos da força do poder de Deus, assim como Jonas fez ao se declarar que Deus é poderoso e foi quem fez o mar e aterra. Neste momento Jonas teve um reencontro com Deus e o milagre aconteceu, todos que estavam no navio creram no Deus verdadeiro, e ouve salvação, e Jonas confiou em Deus, e ouve livramento. Isso que acontece conosco, quando temos um reencontro com Deus os milagres começam a aparecer, não fuja de Deus, faça a Sua vontade seja benção de Deus para o próximo.
Jonas é acometido de mais um milagre, ele é engolido por um grande peixe, e permanece ali por três dias. Neste tempo Jonas se entrega ao Senhor e acontece uma cura interior, ele deixa todos os medos nas mãos de Deus, e se revitaliza para cumprir a grande missão que foi delegada pelo Senhor, Pregar para Nínive. Se entrega ao Senhor agora que a cura virá, se revitaliza para a grande missão que Deus te deu, levar o Evangelho para todas as criaturas. Mesmo sendo um lugar perigoso ou longínquo, Ele estará contigo, assim como esteve com Jonas, onde toda a nação de Nínive se arrependeu de seus pecados e foram salvos da ira de Deus, estará com você onde quer que esteja. Não desista dos sonhos que Deus deu pra você.
 Benedito Inácio Neto 

3 comentários:

  1. Ei amigo uma benção seu blog estou te seguindo. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Adorei muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  3. Bela lição que aprendemos com o erro de Jonas, não conseguimos amar o próximo mais do que Deus ama, mas muitas vezes a nossa vontade e os nossos pensamentos são colocados em primeiro plano e depois sofremos as consequências, muitas vezes não aprendemos a lição à primeira vez é preciso o segundo acoite para abrir-mos os olhos. Quando Deus quer fazer alguma coisa ou usar alguém, Ele vai fazê-lo ainda que tenha de usar a vara.
    Eu tenho aprendido muito com esta passagem.
    Paz de Jesus.
    António

    ResponderExcluir

Comentem á vontade!
Comentários imorais serão excluídos, pois este blog é dedicado a PALAVRA DE DEUS