.jpg)
A Hermenêutica de fato é a arte de transmitir o real significado do texto para levar o leitor a entender o texto onde o mesmo está inserido sendo fiel ao tempo, espaço físico, geográfico, cultural, político, religioso, respeitando assim seu contexto como um todo, respeitando o que o autor queria de fato dizer ao leitor. Seu papel é de grande relevância para os nossos dias onde cada um tenta fazer sua própria leitura do mundo que lhe cerca.
Notamos que na busca de conhecimento e desenvolvimento de tantas teses e achismos encontramos regras exclusivas para que as interpretações sigam uma lógica coerente com as escrituras sagradas, haja visto que a teologia tem como base estrutural, a palavra de Deus. Estas interpretações trarão após as investigações necessárias esclarecimentos de toda uma razão para estarem ali registrados par os dias futuros.
O objetivo da interpretação bíblica é informar aos leitores daquele texto quem está falando, do que está falando, onde e quando está falando, com quem e de quem está falando. O texto deve ser interpretado de acordo com as figuras de linguagem, tipos, dialetos, apontando para o real sentido do texto.
Podemos citar como exemplo a palavra kosmos, que de acordo com seu contexto assumirá um significado apropriado para esclarecer do que se trata. A palavra kosmos pode significar mundo – universo, mundo – terra, mundo – pecado, aparência. O que deixa claro que a leitura cuidadosa e analítica apontará qual o real sentido daquela palavra naquele contexto histórico. Nesta investigação dos costumes, dialetos, ficará claro o entendimento de algumas expressões usadas apenas naquela época e naquele local. Foram citadas para que o povo da época entendessem bem que se queria que fosse entendido, mas que nos dias atuais não lógicos, não fazem o menor sentido, mas a interpretação do texto bíblico trará total compreensão do seu real significado e valor.
Neste processo de busca e de pesquisa encontramos nas escrituras sagradas no texto de: “3:14 Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 15 E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. 17 Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; “ ( II Pedro 3:14-17). Esclarece prontamente que devemos observar as escrituras, que são inspiradas por Deus, mas que muitos textos são de difícil interpretação, que devemos ser cuidadosos ao interpretá-las para não fazê-lo para nosso próprio proveito observando os que assim fazem para não perecer como eles. Assim está mais que compreensível que nem todos os textos são de fácil entendimento.
Existem normas e várias ferramentas que nos ajudam a investigar e conhecer a vontade de Deus através da sua palavra, mas o homem tem que se valor de algo superior, o Espírito Santo para discernir o que de fato ele deve buscar nas escrituras que lhe traga a luz da sua palavra.
Ao analisarmos o texto do livro de Mateus capítulo 22, a partir do versículo 14, vemos que tal comentário a cerca do pagamento do tributo a César, foi uma armadilha para Jesus, eles não contavam que seus ensinamento fossem libertadores, pois após receberem a resposta da parte de Cristo, confirmando seus ensinamento que devemos obedecer as autoridades, pois tais são constituídas por Deus, ele deixou claro que era um dever social e político, assim devia ser feito, dar a César o que era devido a César e a Deus o que lhe era devido. Com tal ensinamento saíram extasiados. Da mesma forma com relação aos maridos falecidos de uma mulher que como era o costume da época e judeu, era desposada pelo genro para dar continuidade a sua descendência, ele desejavam uma resposta para os que tinham morrido e a mulher de quem de fato seria a esposa dentre eles, mas Cristo mais uma vez explicou retrucando com os costumes da época, que não tinha nada haver com o reino de Deus onde ninguém vai casar, todos serão como anjos, sem desejos sexuais, servindo apenas a Deus. E como era de se esperar quando o homem se coloca aos pés do Senhor descobriram que a doutrina de Cristo era maravilhosa.
Nestes textos examinados notamos que Jesus foi bastante claro no que queria ensinar aquele povo. Seu relato ao referir-se cuidadosamente a cada colocação referida pelos fariseus sobre os costumes judaicos, esclareciam que as regras de acordo com cada autoridade política ou espiritual deveria ser obedecida por todos, inclusive ele foi exemplo no que falou. Cada colocação apontava para uma vida regrada pela tradição judaica como também pelas palavras ensinas pelo filho de Deus, aquele que veio cumprir a lei, para com sua morte nos deixar a graça salvadora. Ele o messias maravilhou a todos com palavras de vida.
Se atentarmos para a palavra que nos diz que somos todos irmão, que somos partes, membros de um só corpo, não iremos atentar para quem deveria ser o esposo daquela mulher na ressurreição, mas que todos seremos iguais, nem homem, nem mulheres, mas irmãos de Jesus Cristo, filhos de Deus.

