A Parábola do Semeador nos transmiti mais um princípio: o semeador semeia em todos os solos. Observamos na parábola, que o semeador semeou em todos os solos que encontrou: a beira do caminho, em terreno pedregoso, entre espinhos e em boa terra. Isso nos ensina que devemos evangelizar (semear) em todas as oportunidades. O apóstolo Paulo ensinou isso ao seu filho na fé, Timóteo:
"Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo [...]" (2Tm 4.2)
Paulo estava referindo-se as oportunidades que surgiriam para Timóteo evangelizar, e que ele ficasse atento e preparado para esses momentos. Infelizmente, muitos cristãos perdem valiosíssimas oportunidades de anunciar as Boas Novas. Principalmente por dois motivos: por não se sentirem preparados biblicamente para evangelizar, e por acharem que o descrente não aceitará a Palavra.

Vamos nos deter em análise somente do segundo motivo. Do ponto de vista divino, Deus sabe quem será salvo, mas do ponto de vista humano, ninguém sabe quem se converterá ao Evangelho. O que fazer então? Falar da salvação de Cristo à todos. O semeador da parábola não sabia qual o solo cuja semente vingaria, por isso decidiu semear em todos. Jesus fez menção disso em sua Grande Comissão:
"E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas." (Mc 16.15)
Por diversas vezes, nós, em nossa limitada concepção sobre os desígnios divinos, deduzimos que certa pessoa (por causa dos seus atos) jamais se converterá. Ledo engano. O maior exemplo disso é Paulo, que era perseguidor da Igreja e se tornou grande defensor do Evangelho (1Co 15.9). O apóstolo Pedro passou por um momento em que, achando que os gentios não tinham condições de se converterem, teve que reconhecer que o propósito de Deus não estava sujeito as suas conclusões:
"[...] Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas." (At 10.34 - ARC)
Portanto, peçamos graça e sabedoria ao nosso Senhor para semearmos em todos os solos que encontrarmos, ou seja, pregarmos a Palavra de Deus em todas as oportunidades que surgirem. Aproveitando o ensejo, ressalto um projeto do Preparando Missionários chamado Evangelize sua Rua, voltado justamente para as "pequenas" oportunidades do cotidiano, que podem tornar-se em grandes frutos ao Evangelho.

Leave a Reply

Comentem á vontade!
Comentários imorais serão excluídos, pois este blog é dedicado a PALAVRA DE DEUS